AR Road

Explorando o Mundo Ágil

Descubra o que são as metodologias ágeis, de onde vieram e sua importância na revolução do desenvolvimento de software.

Por muitos anos, o desenvolvimento de software foi gerenciado majoritariamente de forma pouco flexível e cascatada, com etapas bem definidas, que devem ser concluídas antes de passar para a próxima. Esse tipo de abordagem preza pela previsibilidade e o controle das fases de um projeto de software, mas pode trazer uma série de outros problemas, como: impossibilidade de flexibilização do escopo; dificuldade na adaptação dos requisitos de natureza nebulosa; falta de envolvimento do cliente; dificuldade na validação do produto final.

As metodologias ágeis surgiram como uma resposta à rigidez e complexidade dos métodos tradicionais de gerenciamento de projetos. Elas propõem ciclos de desenvolvimento curtos, com entregas bem definidas e foco na melhoria contínua dos processos e alinhamento da equipe.

Os Valores Ágeis

Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas

Este valor enfatiza a importância das pessoas em qualquer projeto de desenvolvimento de software.

Software em funcionamento acima de documentação abrangente

Este valor destaca a priorização da funcionalidade prática. Em vez de gastar tempo excessivo na criação de documentação detalhada, a ênfase é colocada na entrega de software que funcione de fato.

Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos

Este valor reconhece a importância da colaboração contínua com o cliente ao longo do processo de desenvolvimento.

Responder a mudanças ao invés de seguir um plano

Este valor enfatiza a importância da adaptabilidade. Embora seja importante ter um plano, a metodologia ágil reconhece que o mundo da tecnologia é dinâmico.

Scrum

O Scrum é um framework ágil amplamente utilizado no desenvolvimento de software para gerenciar projetos complexos. Ele está se tornando um dos frameworks mais utilizados no Brasil e se baseia em princípios de transparência, inspeção e adaptação, promovendo a colaboração e a entrega contínua de valor ao cliente. 

Realizamos um estudo com profissionais do setor de tecnologia com o objetivo de descobrir qual a metodologia ágil que as pessoas possuem o maior contato e quase 70% dos participantes trabalham com o Scrum. 

Metodologias Ágeis que os Pofissionais de Tecnologia trabalham atualmente

62 respostas

No Data Found

O Scrum defende a ideia de entrega de valor de tempo em tempo, para isso faz o uso de papéis, artefatos e eventos bem definidos.

 

Papéis no Scrum

Os papéis principais desse framework são os de Product Owner, Scrum Master e  Equipe de Desenvolvimento.

O Product Owner define a visão do produto e decide quais tarefas (backlog) são as mais importantes de acordo com as necessidades do cliente.

O Scrum Master é responsável por garantir que a equipe esteja seguindo os ritos do Scrum.

Já a Equipe de Desenvolvimento é responsável por desenvolver e entregar as tarefas definidas a cada ciclo.

Artefatos

São documentos que ajudam a documentar o que está sendo definido sobre o produto e guiar a equipe de desenvolvimento.

No scrum tem-se três artefatos principais: o backlog do produto, o backlog da sprint e o incremento do produto.

O backlog do produto é uma lista ordenada de tarefas que precisam ser desenvolvidas para chegar no produto. Geralmente, as tarefas são descritas através de histórias de usuário.

O backlog da sprint possui um número X de tarefas com o maior nível de prioridade dentro backlog do produto.

Já o incremento do produto é o resultado do trabalho da equipe de desenvolvimento durante uma sprint, que é integrado ao resto do produto.

Eventos

Também podem ser chamados de cerimônias ou ritos e são uma forma de estabelecer uma rotina, para diminuir erros e/ou falta de alinhamento durante o processo de desenvolvimento de software.

Tem-se quatro eventos principais no Scrum: a Sprint, a Reunião de Planejamento de Sprint, a Reunião Diária do Scrum (Daily) e a Reunião de Revisão de Sprint.

A Sprint (ou ciclos) é um período fixo de tempo, geralmente de 2 a 4 semanas, onde a equipe de desenvolvimento trabalha para entregar as tarefas com maior prioridade, para incrementar o produto.

A Reunião de Planejamento da Sprint seleciona quais tarefas do backlog de produto serão trabalhadas na próxima sprint.

Já a Reunião Diária (Daily) é uma reunião curta que acontece todos os dias, onde a equipe de desenvolvimento informa no que está trabalhando e os próximos passos.

A Reunião de Revisão da Sprint é uma reunião em que a equipe de desenvolvimento revê o que foi desenvolvido durante a sprint e recebe um feedback das partes interessadas.